sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O que é refluxo?

Refluxo é quando ácidos gástricos saem do estômago pelo esôfago e acabam causando sensação ruim de “coração queimando”, “gosto ruim na garganta” ou claro vômitos.

Vamos entender através desta duas imagens bem legais em inglês como que ocorre o Refluxo bem didaticamente. Primeiramente, você está lá e comerá uma bela pizza de pepperoni. Note que o esôfago é o caminho que a pizza faz até chegar no estômago. Digestive path of pizza slice

Dentro do estômago tem os ácidos estomocais ou gástricos, como queira, e há uma portinha que separa o estômago do esôfago chamado de “esfíncter esôfagico”. Quando a comida passa do esôfago a porta tem que fechar.

Mas em algumas pessoas isso não ocorre. A porta não funciona direito como pode ver abaixo. Então o líquido “vaza” e pode subir de volta causando essas sensações ruins. Sensação de não conseguir engolir, gosto ruim, dificuldade de comer e mesmo tosses.

3D medical illustration of acid reflux

Pessoas acima do peso, que comem refeições muito grandes e usam roupas apertadas podem ter isso.

Nas crianças pequenas isso é um grande problema e causa desespero nos pais pois pode ocorrer à noite e a criança se afogar no võmito. Normalmente isso passa quando a criança cresce mas os médicos pediatras estão cada vez mais preparados para lidar com isso então não se desespero e visite-o imediatamente.

Fonte: http://www.webmd.com/heartburn-gerd/ss/slideshow-heartburn-overview

Nenhum comentário:

Postar um comentário